segunda-feira, 2 de abril de 2012

Grande Circo Alegria

PROJETO “GRANDE CIRCO DA ALEGRIA”


ESCOLA ESTADUAL PAULO FREIRE
PROJETO “GRANDE CIRCO DA ALEGRIA” ANO II

DIREÇÃO:

v  Cecília Welter Ledesma

DIREÇÃO ADJUNTA:
v  Paulo Fernando Zorzanello


COORDENAÇÃO PEDAGOGICA:
v  Joanir
v  Raimundo


PROFESSORA REGENTE:
Luzia de Fatima Layola Nunes

PROFESSORES COLABORADORES:
v  Todo o Corpo Docente


PUBLICO ALVO:
v  Ensino Fundamental
v  Ensino Médio
DURAÇÃO: 15 Dias
INÍCIO: 14/03/2011à 28/03/2011

CONTEÚDO FOCO:
v  O CIRCO
No Brasil , comemora-se o Dia do Circo em 27 de março, numa homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Considerado por todos que o assistiram como um grande palhaço, se destacava pela enorme criatividade cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus contemporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
O Circo encanta, nos faz sonhar, nos emociona, diverte!Feliz de quem já foi a um circo, já sentiu de perto esse mundo mágico. Parabéns ao circo e aos nossos artistas!

JUSTIFICATIVA:
Este projeto visa destacar para os alunos as principais características sobre o Circo e sua influência na vida de todos nós. O tema escolhido propicia um ambiente extremamente favorável para que os educandos desenvolvam, participem e tornem-se protagonistas de um processo contínuo. Todos os sentidos e significados possíveis ligados ao circo serão explorados pelas crianças através de atividades que mostram o rico Mundo do circense tais como: cantigas, filmes (que mostram palhaços, artistas, trapezistas), pinturas, desenhos, contos infantis, teatro com fantoches, entre outras que despertem a curiosidade dos educandos em relação ao tema em destaque. É importante que eles conheçam o universo circense. Esse envolvimento apenas torna mais natural e significativo o caminho da aprendizagem.
Portanto, o referido projeto é de suma importância para o desenvolvimento intelectual e social dos alunos e de como a metodologia centrada na arte-educação pode ajudar no aprendizado das crianças, ligando a grade curricular às práticas lúdicas.

OBJETIVOS:
Possibilitar através do lúdico o conhecimento dos  educando das diversas faixas etárias acima sobre a vida circense, desenvolvendo dessa forma as diferentes linguagens e conhecimentos conforme a Proposta Política Pedagógica da instituição.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v   Explorar movimentos com o corpo, promovendo o desenvolvimento da motricidade ampla, equilíbrio e lateralidade;
v   Aprimorar a motricidade fina através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
v   Promover o contato com cores, formas e tamanhos, construindo noções sobre esses atributos;
v   Valorização da arte circense;
v   Aquisição de conhecimentos sobre a história do circo;
v   Conhecer vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
v   Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo;
v   Identificar as ações de um integrante de um circo;
v   Conhecer como vive a família circense;
v   Conhecer os principais animais existente no circo (domésticos, selvagens, aquáticos).
v  Coletar dados sobre o Circo;
v  Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão;
v  Desenvolver o gosto pela leitura;
v  Trabalhar o raciocínio e a memória;
v  Desenvolver a linguagem oral e a escrita;
v  Desenvolver o gosto por poemas e músicas;
v  Desenvolver a percepção e a coordenação motora;
v  Proporcionar liberdade de auto-expressão;
v  Trabalhar com sequência de numeração;
v  Desenvolver a percepção usual do número;
v  Trabalhar com psicomotricidade;

CONTEÚDOS:
v  O Circo;
v  Linguagem oral e escrita;
v  O fazer artístico;
v  Apreciação musical
v  Expressividade
v  Equilíbrio e coordenação;

v  Português: Poesias, músicas, jograis, textos, parlendas, trava-língua, ortografia, gramática, vocabulário e dobradura.
v  Matemática: geometria, cores, comprimento, cálculo de área, operações matemáticas.
v  Ciências: trabalhar os animais mais comuns no circo, Ex: elefante, leão, foca,urso, macaco, etc.
v  Geografia: Localização no mapa mundi e/ou globo terrestre de Roma, Espanha e Inglaterra.
v  História: Trabalhar a parte histórica do texto.
v  Arte: Propor um trabalho de modelagem com massinha dos artistas do circo. Improvisar entre os alunos um espetáculo de circo em que cada um desenvolva a sua habilidade.
v  Meio-Ambiente: Você acha correto a exploração de animais no circo?


RECURSOS:

v  Equipamento de som;
v  Máquina digital;
v  CDs com músicas carnavalescas;
v  STE.

DESENVOLVIMENTO:
A idéia do projeto  foi levada à direção e aos professores, sendo aceita por todos sem restrições. Começamos então, a por em prática a través de planejamento, o que cada turma iria apresentar no dia marcado para a realização do espetáculo “O GRANDE CIRCO DA ALEGRIA”
Começamos as atividades, apresentando o Circo às turmas sob forma de pesquisa, trabalhos em grupos na confecção de materiais usados nas apresentações.
Cada sala de aula com ajuda de seu professor líder e de Artes organizaram seu espetáculo para ser apresentado para toda a comunidade escolar.


CONCLUSÃO:
Este Projeto, foi concluído no dia 29 de março de 2012. , com a organização de exposição dos trabalhos realizados pelos alunos em sala de aula: Fechando toda a programação com um grande circo montado no saguão da escola onde todas as salas fizeram a apresentações de seus espetáculos.
Foi maravilhoso trabalhar este projeto e muito gratificante, pois os alunos mostraram através do espetáculo, suas habilidades e desenvolturas.

AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá em qualquer momento do processo educativo, de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades propostas envolvendo o Circo (de acordo com as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

 
;